Aula Inaugural do MPCA - Mestrado Profissional em Computação Aeornáutica - (realizada online devido a pandemia)
O mestrado profissional iniciou em 2021, numa parceria do ITA com a FIEMG (FFederação das Indústrias do Estado de Minas Gerais) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL).
A aula inaugural do mestrado profissional em Computação Aeronáutica ocorreu no dia 10 de agosto de 2021, a. O nome do programa foi alterado para Mestrado Profissional em Computação de Missão Crítica para melhor representar o foco multi-setorial do programa. A alteração foi aprovada pelo ITA e pela CAPES em 2022. A primeira turma do MP-COMP foi oferecida graças a uma parceria entre o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), entidade da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG).
O novo mestrado oferece qualificação, em nível de pós-graduação, aos profissionais mineiros de todas as áreas da indústria de base tecnológica, capacitando-os para atuarem em áreas importantes de Sistemas e Metodologias de Computação e para desenvolverem projetos baseados nos conceitos da Engenharia da Computação. A aula inaugural contou com a participação do Reitor do ITA, Professor Anderson Ribeiro Correia, e do Presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, que realizaram a abertura do evento. O Presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, destacou a parceria e a oportunidade de compartilhar, por meio de um mestrado, do conhecimento acumulado pelo ITA e estar certo que que o curso trará benefícios para toda a sociedade mineira e para o Parque Industrial, pois compreende áreas de conhecimento fundamentais para o desenvolvimento tecnológico de todo o tecido industrial.
O Reitor do ITA, Prof. Dr. Anderson Ribeiro destacou ser a satisfação para o ITA em ter a FIEMG como parceira, por tratar-se de uma da 2ª maior Federação de Indústrias do Brasil e disse acreditar muito no potencial deste novo programa, pois entende que apenas a capacitação profissional em novas tecnologias poderá fazer a diferença para o sucesso do Brasil.
A aula inaugural foi ministrada pelo pelo iteano de Engenharia Eletrônica, da turma de 77, fundador e presidente do Conselho de Administração do Porto Digital, Silvio Romeiro de Lemos Meira, que discorreu sobre “4 Fundações, 20 Lógicas e 5 Princípios para os Futuros FIGITAIS”. O palestrante convidado finalizou ressaltando à plateia que “todo negócio tem que estar permanentemente no negócio de aprender. Todo bom negócio é também uma boa escola e tem que aprender fazendo o tempo todo. Boas escolas conectam educação e experiência e bons negócios conectam pesquisa e desenvolvimento. Negócios que aprendem são escolas de fazer e, em particular, de fazer muito mais rápido do que a gente vinha fazendo na economia e no mundo analógico”.
Fonte: ITA